Agentes culturais participaram na noite desta terça, 1º de agosto, de Audiência Pública realizada na Casa da Cultura de Sarandi, que discutiu a Lei Paulo Gustavo. A Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer coordena o processo e a audiência cumpriu mais uma etapa no protocolo de aplicação do dispositivo legal para destinação de recursos federais destinados a incentivar projetos na área cultural. O município foi contemplado com R$ 851 mil. O vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, participou da reunião.
“A lei é muito refinada em detalhes técnicos e fizemos uma rodada prévia de reuniões com segmentos distintos do setor cultural do município para avançar no entendimento da legislação e, assim, facilitar a criação de editais”, explica o secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio de Souza. O agente de cultura da região Noroeste, Cezar Felipe Cardoso Farias, resumiu a lei e respondeu questionamentos, enfatizando aspectos importantes da legislação.
Questão relevante para acessar os recursos está ligada às certidões negativas, especialmente no âmbito federal, ou seja, o agente cultural deve estar em dia com obrigações com a União. Municípios também devem estar atentos a eventuais pendências de candidatos a recursos viabilizados pela lei. Esse e outros aspectos da lei continuam a ser esclarecidos por ações contínuas do município.
“Teremos a adequação orçamentária, o recadastramento e novos cadastros de agentes culturais, a continuidade das reuniões junto à comunidade cultural para esclarecimentos de dúvidas para avançar na elaboração dos editais”, explica o Cláudio de Souza, animado com as perspectivas de estimular projetos culturais que valorizem os agentes locais. “Não tenho dúvida que vamos ver muitos projetos interessantes”, acredita o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.