27/02/2023

Mais uma CPI: Situação se complica e surge mais uma pedra no sapato de Lula

O senador amazonense Plínio Valério (PSDB-AM) acaba de iniciar uma nova cruzada para tentar emplacar um CPI que será mais um tormento para o governo do ex-presidiário Lula (PT).

Em meio à crise humanitária que atinge os yanomamis e às denúncias sobre a atuação das ONGs na Amazônia, o parlamentar quer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar a atuação de organizações não-governamentais na região amazônica.

O intuito é abrir a "caixa-preta” dessas ONGs, algo que ele tenta desde 2019, quando apresentou o primeiro pedido de instalação.

Esta não será a primeira vez que se pretende investigar a atuação de ONGs brasileiras. No ano de 2007, foi instalada uma CPI no Senado para investigar repasses financeiros ocorridos no primeiro mandato do governo Lula (entre 2003 e 2006) para entidades ligadas ao governo federal e ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Valério garante que não faltam denúncias sobre irregularidades em organizações ligadas ao governo federal em gestões petistas anteriores.

Em 2011, o Tribunal de Contas da União (TCU) admitiu a dificuldade de fiscalizar recursos públicos destinados às ONGs devido à falta de prestação de contas das entidades.

No ano de 2019, quando recém assumiu o Ministério da Saúde, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta denunciou que ONGs administradas por traficantes de drogas que venceram licitações no governo petista usaram recursos destinados a atender áreas indígenas na Amazônia pelo SUS para transportar, além de medicamentos, todo tipo de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.