02/02/2023

Circulação de grandes jornais impressos despenca

A circulação dos maiores jornais impressos do Brasil caiu drasticamente nos últimos anos. Segundo apontam os dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), 15 dos principais veículos de comunicação impressos despencaram, em média, 16,1% somente em 2022.

Para se ter ideia do montante do recuo, somando todas as publicações, em 2022, por dia, eram impressos apenas 394.130 exemplares; o equivale a 46,7% do total circulado quatro anos antes, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) nem tinha assumido o Planalto.

Apesar de ser um crítico ferrenho da grande mídia, a queda na circulação não pode ser vista como resultado dos comentários do ex-presidente Bolsonaro, especialistas em comunicação dizem que o recuo também é muito em virtude das redes sociais e internet, que alcançam muito mais gente, muito mais rápido e, muitas vezes, com conteúdo gratuito.

Fora isso, atualmente, até os órgãos dos governos têm as suas próprias contas sociais; o que leva o cidadão a buscar informações diretamente da fonte do que aguardar a notícia ser veiculada no jornal impresso.

Entre os que tiveram diminuição de impressão acentuada, entre 2021 a 2022, estão grandes meios de comunicação como o Folha de S.Paulo (27,4%), Estadão (14,3%), Zero Hora (11,2%) e O Globo (9,5%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.