Em Maringá, alunos dos 64 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), acompanhados dos professores, brincam com a natureza e experimentam os elementos ao redor. Depois disso, montam as “Caixas da Natureza” com registros e itens que revelam essas experiências. As descobertas são encaminhadas para grupos inscritos na ação em todo o Brasil. Quem enviou uma caixa também recebe outra.
A rede municipal de Maringá é a maior participante do “Caixas da Natureza”. Na educação infantil, a ação faz parte do projeto Sustentare, que promove diversas atividades voltadas para a conscientização ambiental. “É uma forma divertida de aprender envolvendo toda a família. Com a ação, os alunos exploram o meio ambiente, criam um vínculo com o lugar em que moram e exercem a sustentabilidade”, explica a secretária de Educação, Tania Periotto.
A professora do Cmei Cecília Meireles, Luciana Biegas Fernandes, conta que os alunos envolveram toda a família e comunidade no projeto. “A cada nova descoberta eles chegavam encantados na sala de aula e já pensavam em como envolver aquele elemento na atividade.”
Na caixa montada pela unidade de ensino, as crianças criaram jogos com elementos da natureza, produziram desenhos e coletaram diversos itens característicos da cidade. Todas as descobertas foram registradas no “Diário de Bordo”, que acompanha as caixas.
Os materiais devem ser enviados até sexta-feira, 6, pelos Correios. Nas próximas semanas, as unidades de ensino começam a receber as descobertas de outros grupos do Brasil, incluindo escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.