16/11/2020

Eleição mostra queda do bolsonarismo e cansaço da polarização

As eleições municipais que ocorrem neste domingo 15 podem representar o início de um novo ciclo na política brasileira. Se os resultados confirmarem as tendências que aparecem nas pesquisas de opinião, o presidente Jair Bolsonaro deve sair enfraquecido do pleito. Para Rodrigo Prando, cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a eleição deste ano deve confirmar o cansaço da polarização e, em consequência, o refluxo do bolsonarismo.

“Percebemos que uma parcela da população começa a se sentir cansada da polarização ideológica e por conta disso tem tentado ser mais pragmática. Ou seja, não está querendo experimentações como ocorreu em 2018. Vale ressaltar que experimentaram o Bolsonaro, que se elegeu com duas grandes bandeiras: o neoliberalismo do Paulo Guedes e o combate à corrupção com o Moro, mas as coisas não andaram. Uma parcela dos eleitores parece que começa a sair de um discurso polarizado e pensar mais pragmaticamente ao centro”, diz Prando.

Segundo o professor, “a eleição municipal não tem diretamente um impacto em 2022, mas mostra um cenário”.

“Parece que a maior tendência é um enfraquecimento do bolsonarismo. O presidente tem uma dificuldade de emplacar candidatos que ele apoiou, que ficaram em uma situação desconfortável ou de difícil competição com os adversários”, afirma.

O principal motivo para o cenário é a política do governo federal de combate à pandemia do novo coronavírus, que já vitimou mais de 165 mil brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.