28/06/2020

VAMOS CAIR NA REAL

Para quem acusa a imprensa de inventar motivos para pessimismo e de exagerar sobre os riscos da pandemia, recomenda-se a leitura dos relatórios sobre a COVID19 da secretaria da Saúde do Paraná. Preparem corações e mentes. A realidade não é boa.

Nos últimos dias cresceu o número de infectados. Os prognósticos são muito ruins. Ainda não chegamos ao pico e a contaminação cresce assustadoramente. Mais ainda quando são reduzidas as restrições de atividades que estimulam o contato físico na população.

A rede hospitalar aproxima-se da saturação, mesmo com os esforços para ampliar o número de leitos de UTI e de atendimento específico. Há falta de medicamentos, de material de suporte, começa a faltar tudo. É preciso lembrar que Curitiba atende a Região Metropolitana e é procurada por enfermos de cidades mais distantes, o que agravando quadro.

O Hospital das Clínicas vai cuidar unicamente da COVID19, o antigo Instituto de Medicina está sendo preparado para atendimento exclusivo da doença. O drama maior é o dos profissionais da saúde expostos a cargas superlativas do vírus. Seu risco é grande e substituí-los não é fácil.

Sem catastrofismo, vamos cair na real. A única maneira de enfrentar essa situação é tomar as precauções que todos conhecem e não relaxar no isolamento social. Enquanto não tivermos uma vacina eficiente a tragédia continuará. Não é um quadro animador e não é muito diferente da tendência apontada pelos diversos órgãos da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.