06/02/2022

Rainha Elisabeth 2ª Completa 70 anos no trono britânico.

A rainha Elizabeth 2ª, monarca mais famosa do mundo, alcança neste domingo (6) o marco histórico de 70 anos de reinado, no momento em que suas aparições públicas são menos frequentes, após problemas de saúde registrados a partir de outubro.
Única monarca em exercício do mundo com tal longevidade, a rainha britânica não programou nada especial para a ocasião.

Tradicionalmente, 6 de fevereiro é um dia de descanso para Elizabeth em sua propriedade de Sandringham. A data marca, ao mesmo tempo, sua ascensão ao trono em 1952, com apenas 25 anos, e a morte de seu pai, o rei George 6º, ao qual era muito ligada, por um câncer de pulmão aos 56 anos.

A soberana, de 95 anos, que permanece muito popular, viajou discretamente para Sandringham, que fica a três horas de distância ao norte Londres, em 23 de janeiro. Ela costuma passar dois meses na propriedade, a partir da época do Natal e Ano-Novo. Neste ano, porém, adiou a saída do Castelo de Windsor, devido à disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

Para celebrar o "jubileu de platina", ou seja 70 anos de reinado, a Casa Real anunciou em janeiro quatro dias de grandes festejos em todo país para o início de junho.

O tradicional "Trooping the Colour", ou Desfile do Estandarte, que geralmente celebra o aniversário da rainha, vai abrir o fim de semana prolongado - de 2 a 5 de junho - com 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos.

Em 4 de junho, está previsto um grande concerto no Palácio de Buckingham. No dia seguinte, quase 200 mil almoços do jubileu, um deles em Windsor, pretendem bater o recorde mundial de maior piquenique, com quase 1.600 participantes. 

Também foram anunciados um concurso de sobremesas e uma reconstituição histórica de seus 70 anos de reinado, que mesclará a tradição britânica com artistas de rua.

Por enquanto, a rainha desfruta da paz e da tranquilidade de Sandringham onde, segundo a imprensa britânica, ela se instalou em Wood Farm. Em vez da suntuosa mansão da propriedade, ela preferiu esta casa de campo de cinco quartos, a favorita de seu falecido marido, o príncipe Philip.

Nesta casa, da qual é possível observar o Mar do Norte, o príncipe Philip, falecido em abril do ano passado, aposentou-se em 2017, até ser obrigado a voltar para Windsor, devido à pandemia da Covid-19. 

Ele gostava de passar os dias no local, lendo, pintando e passeando. E Elizabeth 2ª também aproveitava essa rotina, quando possível, com uma vida livre da habitual pompa real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA POSTAGEM SERÁ PUBLICADA DEPOIS DE SER MODERADA. OBRIGADO!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.